Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Jardim Botânico Tropical de Belém

30.03.21 | TZLX

Situado em Belém, foi criado em 1906 no contexto da organização dos serviços agrícolas coloniais e do Ensino Agronómico Colonial no Instituto de Agronomia e de Veterinária, tendo-se denominado, à data, Jardim Colonial. Em 1944, o Jardim Colonial fundiu-se com o Museu Agrícola Colonial para formar o Jardim e Museu Agrícola Colonial, deixando de estar sob a dependência pedagógica do Instituto Superior de Agronomia.

A sua designação foi-se alterando ao longo dos anos, assim como o organismo de tutela. Hoje, unidade funcional do IICT, integrado na ULISBOA, o Jardim Botânico Tropical, que ocupa uma área de c. 7 hectares, é um serviço aberto ao público e aos investigadores. Contém c. 500 espécies perenes, a maioria de origem tropical ou subtropical; no entanto, dado o caráter não só de investigação, mas também didático e de lazer do Jardim, existem algumas originárias de regiões temperadas.

Em Janeiro de 2019, iniciou-se o plano de reabilitação total deste espaço abrangendo não apenas os equipamentos existentes, mas também a criação de novos elementos e funcionalidades.

A merecer destaque, refira-se a importante coleção de plantas com interesse económico, nomeadamente fruteiras, especiarias e plantas produtoras de fibras, e a notável coleção de Cicadáceas. O JBT está incluído no Conjunto Intramuros do Palácio Nacional de Belém, classificado como Monumento Nacional, e integra um património artístico-cultural notável que, para além do Palácio dos Condes da Calheta, compreende vários edifícios e estatuária construídos para a Exposição do Mundo Português em 1940.

jardim-botanico- (1).jpeg

jardim-botanico- (15).jpg

jardim-botanico- (14).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.