Moinho de Vento de Avecasta – Avecasta, Ferreira do Zêzere (Portugal).
Este moinho, juntamente com outras quatro bases que se encontram cobertas de terra, culminam o cimo de uma pequena elevação constituída essencialmente por calcário e onde se encontram grutas, entre elas, a de Avecasta.
A vista panorâmica é interessante tanto para o lado do Alto Nabão como para norte, avistando-se os contrafortes das serras de Alvaiázere, Lousã, Alvéolos e Muradal.
O Moinho de Vento da Avecasta, é um moinho do tipo giratório, estes também chamados moinhos judeus, de formato prismático, com seis faces desiguais, quatro maiores laterais, dispostas simetricamente duas a duas a cada lado de duas outras estreitas, uma a frente, voltada para o lado do vento e outra atrás onde fica a porta de entrada.
Todo este conjunto (com as velas), roda em torno de um espigão excêntrico, cravado na base da frente e apoiado sobre duas rodas de madeira (ou pedra), aplicada atrás, a uma grade triangular em que assenta o soalho e toda a restante estrutura.
Estes moinhos proliferaram numa faixa do litoral desde Caminha à Figueira da Foz, e ainda algumas zonas do interior como Ansião, Alvaiázere e freguesia de Areias no concelho de Ferreira do Zêzere