MOINHOS DE VENTO DA SERRA DA ATALHADA
Na freguesia de Friumes, concelho de Penacova, mais própriamente no cume da Serra da Atalhada, ergue-se um conjunto de 23 magníficos Moinhos de vento que dão vida a um belo complexo Turístico.
Não se sabe ao certo, o ano de construção dos Moinhos de Vento, sabe-se isso sim, que estes foram construídos à séculos, por pessoas que se dedicavam à moagem do cereal, (os moleiros). Abandonada a actividade, os Moinhos, foram-se degradando, atingindo alguns um estado de ruínas total.
Pela mão do Centro de Convívio do Zagalho e Vale do Conde, com apoio do Município de Penacova, e do IPJ, (através do programa PAAJ e dos campos de trabalho nacionais), estes foram tomando forma, e adaptados a Turismo Rural.
É um local paradisíaco , propicio ao romantismo, excelente para passeios na natureza, desde a serra até às margens dos rios Alva ou Mondego, passando e descobrindo as culturas e tradições das gentes dos lugarejos que a circundam.
A partir de Dezembro de 2006, através de protocolo assinado com o Município de Penacova, este Complexo passou a ser gerido, pelo Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro.
Na Serra da Atalhada, ainda subsistem os 23 moinhos de vento, alguns deles recuperados e adaptados para o turismo rural, e outros para moagem do cereal.
A fachada exterior manteve-se intacta, e apenas o interior sofreu as necessárias alterações,
Os moinhos adaptados para o turismo rural, foram dotados de todo o conforto, tornando o espaço, embora pequeno, bastante acolhedor.
É imperdoável não passar pelo menos uma noite num dos moinhos.
Os Moinhos foram identificados por, Moinho do Penedo; Moinho do Cereal e Moinho do Sonho.