Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Nascentes termais - Furnas, Ilha de São Miguel, Açores (Portugal).

24.03.18 | TZLX

A freguesia das Furnas constituída como freguesia em 1791 e atualmente com 1439 habitantes é uma das mais belas localidades do arquipélago açoriano, vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”. O seu nome está relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário existentes no Vale das Furnas, denominados por fumarolas ou “caldeiras”.
No entanto, há quem diga que a maior riqueza do Vale das Furnas se encontra na diversidade das águas minerais e termais das suas nascentes, sendo considerado, por especialistas, a maior hidrópole do mundo.
Estas justificaram a construção de instalações balneares públicas e privadas de águas termais devido à sua função terapêutica e que outrora consistiram num grande chamariz para cura de doenças. Atualmente, ainda se podem visitar algumas banheiras em desuso onde os enfermos se imergiam em águas terapêuticas. Dos antigos balneários medicinais destacam-se o balneário de António Albuquerque que se transformou num posto de vendas de artesanato – Loja Cooperativa Celeiro da Terra ou o Chalet da Tia Mercês, antigos banhos de José Jacinto ou Balneário de José Maria Raposo do Amaral.
Atualmente encontra-se em remodelação para a criação de um complexo turístico e SPA, o Centro Termal das Furnas.
Neste paraíso idílico, podemos observar a Lagoa das Furnas, de margens floridas e verdejantes, onde se encontra, de um lado, a Ermida de Nossa Senhora das Vitórias e, do outro, a zona onde é confecionado o famoso cozido das Furnas.
O concelho da Povoação é, igualmente, conhecido pela magnificência dos seus parques e jardins. Aqui, podemos encontrar um vasto e diversificado número de parques, dos quais destacamos o Mata-Jardim José do Canto, o Jardim D. Beatriz, o Jardim da Fonte Bela (Família M. Perrina), o Jardim António Borges (Família Gomes da Câmara), o Parque dos Serviços Florestais e Parque Terra Nostra, local onde se pode vislumbrar uma grande variedade de arbustos e árvores, algumas com mais de 200 anos de existência, bem como a sua piscina termal que tão bem o caracteriza.

Foto (4).jpg

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.