Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal
O norte possui uma natureza incrível e o único Parque Nacional do país: o Gerês.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi a primeira área protegida de Portugal, criado no ano de 1971. O Parque faz fronteira com a Galiza formando uma paisagem contínua com o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés, no município de Lóbios na Espanha. O conjunto dos dois parques forma o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés.
O Parque possui uma área de 70.290 hectares, abrangendo cinco concelhos portugueses: Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. E sete concelhos espanhóis: Bande, Calvos de Randím, Entrimo, Lobeira, Lóbios, Muiños e Ourense.
O Parque Nacional do Gerês está localizado a 37km da cidade de Braga, a 90km do Porto e a 174 km de Santiago de Compostela, na Espanha. As estradas são perfeitas, como todas em Portugal, o acesso de Braga é pela Nacional (N103) e não há pedágios (portagem). Do Porto ao Gerês o acesso é pela autoestrada A3 (com portagem) e pela nacional N205-3.
A região é de serra e montanhas com altitude máxima de 1.545m, no Pico da Nevosa, em Terras de Bouro. Você pode visitar os Gerês tanto no inverno, para ver neve e se hospedar em uma pousada, ou no verão para aproveitar as águas termais, as 5 cascatas do Parque ou uma das 7 praias fluviais, repletas de atividades aquáticas e náuticas (que é possível alugar por hora).
A nossa primeira experiência foi até o início do Parque, na Praia de Alqueirão, banhado pelo Rio Cávado, que nasce na Serra do Larouco, passa por diversas cidades (inclusive Braga) e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende.
O Gerês possui mais de 12 hotéis (entre spa e hostels), além de quatro parques de campismo (camping). Programe sua viagem e bom passeio!
Confira o vídeo da praia fluvial de Praia de Alqueirão: