Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Peniche

21.01.22 | TZLX

Peniche e o mar são indissociáveis. É um dos maiores portos de pesca tradicional de Portugal e um grande centro atlântico de atividades marítimas-turísticas.

Antes de chegar à praia, uma visita a Peniche deve incluir uma passagem pelo centro histórico. Para além do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, das Igrejas de São Pedro e da Misericórdia, destacamos o Forte de Peniche, construído no séc. XVI/XI para a defesa da costa em cruzamentoVI com o Forte da praia da Consolação e o forte na Ilha das Berlen. Foi importante para a história de Portugal em vários momentos, que o seu contributo mais recente foi como prisão política durante o Estado Novo, em que aqui é importante referência das figuras públicas mais importantes da resistência ao regime. No interior, ficaremos a saber todos os pormenores pois é atualmente o Museu Municipal de Peniche.

Para além da pesca, naturalmente, semper foram uma das fontes de rendimento da população, Peniche é conhecida pela arte das rendas de bilros, que as mulheres das artes da pesca também trabalham como os homens e também não mar.

O mar continua a ser um dos principais pontos de interesse e desenvolvimento e as praias de Peniche são muito apreciadas. Se as baías da Consolação e do Baleal proporcionam um bom resguardo da praia em família, as ondas desta costa oeste muito procuradas, conhecidas como Supertubos devido às suas grandes ondas de forma tubular, são das ondas dos surfistas e bodyboarders de todo o mundo. Num concurso a nível nacional foi nomeado como uma das “7 Maravilhas de Portugal”. Juntamente com a Praia do Lagido, são o grande campeonato mundial de surf Rip Curl Pro Portugal, uma prova que integra o palco World Surf League Tour.

A uma viagem de barco de distância fica a Ilha das Berlengas, Reserva Natural. As suas águas são ideais para os mergulhadores que aqui encontram um reduto natural de fauna e flora marinha. O mar agitado e o isolamento da Ilha são também o mote para muitas histórias misteriosas de pescadores e de barcos afundados nesta costa.

Como não podia deixar de ser, o mar domina também as especialidades gastronómicas. Não se deve por isso deixar Peniche sem provar a caldeirada, o arroz de marisco ou a sardinha assada no carvão, sempre acompanhados dos vinhos da região Oeste. Para sobremesa, recomendam-se os doces de amêndoa, seja um “Amigo de Peniche” ou os biscoitos chamados “Esses”.

farol-do-cabo-carvoeiro.jpg

IMG_6635.jpg

Fortaleza-de-Peniche-Portugal.jpg

Panorama-Obidos.jpg

Peniche.jpg

 

 

Fotos: René Christensen