Ria Formosa [Cacela Velha] - Vila Real de Santo António, Algarve (Portugal).
Pertencente ao Concelho de Vila Real de Santo António, Cacela Velha faz parte do extraordinário património arquitectónico português.
Chegados a Cacela, perdemo-nos num mundo de casinhas térreas, caiadas de um branco ofuscante, mas sobretudo o que sobressai é a simplicidade de tudo e todos.
Esta é seguramente a zona mais antiga do Concelho de Vila Real e que tinha nas suas actividades económicas mais destaque, a pesca e a salga, dada a exploração das salinas.
Para quem procura um Algarve por desflorar, encontra em Cacela uma solução para praias únicas e paisagens selvagens para desbravar, nas quais a incontornável Ria Formosa.
Fundado em 1987, numa extensão de 60 Km pela costa algarvia, entre o Ancão (concelho de Loulé) e Manta Rota (concelho de Vila Real de Santo António), o Parque Natural da Ria Formosa ocupa uma superfície de cerca de 18.400 hectares, abrangendo partes dos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
Grande parte da área corresponde ao sistema lagunar da Ria Formosa, um cordão de ilhas e penínsulas arenosas dispostas paralelamente à costa, protegendo uma laguna que forma um labirinto de sapais, canais, zona de vasa e ilhotes. Este cordão é constituído fundamentalmente pela Península do Ancão (que inclui a incorrectamente chamada "ilha de Faro"), as ilhas da Barreta, Deserta, Farol-Culatra (onde se encontra o farol de Sta Maria e a povoação piscatória da Culatra, frente a Olhão), ilhas da Armona-Fuseta, de Tavira, Cabanas e, finalmente, Península de Cacela.