Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Mais Portugal Turismo

Nosso intuito é divulgar Portugal de forma a torná-lo ainda mais conhecido por nossa gente, e internacionalmente através da sua história, arquitetura, gastronomia, belezas naturais e manifestações culturais.

Santuário de Santo António de Mixões da Serra – Valdreu, Vila Verde (Portugal).

08.04.18 | TZLX

Do alto de Mixões da Serra, estende-se uma vasta área de montes e serras que compreendem a freguesia de Valdreu. É nestes vales que se guardam ainda hoje várias aldeias e núcleos rurais de grande tipicidade e com vestígios sobre a vida comunitária que remontam a vários séculos atrás. É o caso da aldeia de Bezeguimbra, mas também dos núcleos de Mixões de Baixo e de Cima. Por aqui, a preservação das tradições tem-se assumido como a grande causa comum, pela afirmação de uma terra que se destaca pela bravura da sua Natureza e pelo património ancestral.
Vestígios de fortificações castrejas confirmam a ocupação das terras de Valdreu desde há vários milhares de anos. Além da antiguidade de núcleos rurais que surgem pela freguesia, são várias as edificações que garantem a religiosidade das gentes desta terra desde há vários séculos. A origem do templo que dá hoje corpo à igreja matriz remonta a períodos anteriores à época medieval e ao século XII.
A secular Bênção dos Animais, enquadrada pela imponente envolvente do santuário de Santo António de Mixões da Serra, apresenta-se como o evento de referência da freguesia com maior área de território de todo o Vale do Homem. A pastorícia assume-se claramente como a actividade mais profícua para as gentes que recusam abandonar este ‘paraíso’ da Natureza, mantendo uma serena vida comunitária em pequenos núcleos rurais.
Situado a vários quilómetros do alto de Mixões da Serra, o centro da freguesia gravita em torno do antigo mosteiro, onde se encontra a igreja matriz, cujas origens remontam a épocas anteriores à nacionalidade. Algumas peças primitivas do monumento, que surge referenciado em documentos já na entrada no século XII, evidenciam a religiosidade das gentes destas terras ainda no primeiro milénio desta era. Ao longo da serra, pode ainda descobrir-se a capela da Senhora da Luz.
A secular tradição bênção de animais em Santo António de Mixões da Serra remonta ao século XVII, quando – reza a história – uma grande peste vitimou uma boa parte dos animais que na altura ajudavam os agricultores nas suas lides, nomeadamente vacas e cavalos. Era por volta do ano 1680. Desalentada, a população da freguesia de Valdreu prometeu a Santo António a construção de um templo em sua honra, se o santo livrasse os animais da doença e dos lobos. O santo milagreiro "ouviu" as preces e, em agradecimento, o povo edificou uma pequena capela no alto do monte, que mais tarde se transformou num santuário. Desde então, todos os anos, no domingo anterior ao dia 13 de Junho - dia de Santo António -, os lavradores da região levam os seus animais ornamentados com flores e fitas a Mixões da Serra, onde assistem à missa e à bênção. É uma manifestação de fé, que ainda hoje perdura, por parte de um povo simples e trabalhador, como sublinha o padre António Marques, a quem compete orar e aspergir os animais com a ‘água-benta’. Com maior ou menor paciência, os animais esperaram pela bênção, para que Santo António os livre de todos os males. É um ritual que se repete, pelo menos, desde 1680 no alto de Mixões da Serra, onde as manifestações da devoção antonina se reportam ao século XV.

1843.jpg