Torres Novas
A região de Torres Novas mostrou-se de interesse para o homem desde o Paleolítico, quando os nossos ancestrais se instalaram na orla do rio Almonda em grutas, como são exemplos a Buraca da Moura, Oliveira e Lapa da Bugalheira.
Mais tarde, foram os Romanos que se instalaram na região e nela permaneceram por vários séculos, construindo várias vilas, das quais se destaca a Vila Cardílio, considerada um Monumento Nacional desde 1967.
Foi, no entanto, no século XII que o território, na altura conhecido por "Turris", começou a assemelhar-se com aquilo que dele conhecemos hoje. Devido aos vários confrontos ocorridos na região, o castelo, símbolo da cidade, e a povoação, foram várias vezes reconstruídos. Durante a Idade Média, Torres Novas tornou-se uma zona de forte crescimento económico e demográfico.
O concelho de Torres Novas tem uma alargada quantidade de histórias para contar e património para visitar, deixado ao longo de vários séculos. Podemos, no entanto, contar também com um carácter natural de grande beleza, com grandes contrastes paisagísticos, valorizado e preservado através da criação de Parques e Reservas Naturais, sendo que, em plena Serra D'Aire, a 16km da cidade, podemos encontrar vestígios de pegadas de dinossauros, datadas do Jurássico Médio.
Ainda na cidade, desfrute de uma caminhada à beira rio, ou pelos percursos que lhe dão a conhecer as maravilhas que este concelho esconde. Aventure-se ainda pelas grutas do Almonda e percorra os percursos pelas várias ribeiras subterrâneas que originam a nascente do rio Almonda.
O artesanato tem um papel relevante na economia local, embora exista já um tecido empresarial de relevância no concelho, que permite outras formas de subsistência aos habitantes de Torres Novas, a par com a restauração e o turismo.
O concelho é dotado de bons acessos e tem transporte rodoviário que o liga a diversos pontos do país a norte e sul. Em termos de serviços e infraestruturas, deverá encontrar todos os necessários ao dia a dia em Torres ou nos concelhos fronteiriços, a poucos quilómetros.
Na gastronomia, o destaque vai para os pratos de cabrito, a morcela de arroz e os pratos confecionados com enguias. Na doçaria, delicie-se com variados bolos de fatia, pastéis de feijão, broas de diversos sabores, palitos de Torres Novas, entre outros.